SECLAM

Sobre a Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (SECLAM)

Trata-se de um evento que vem resgatando os estudos clássicos em todo o Brasil, e visa fortalecer as raízes culturais de nossa língua, estimulando jovens estudantes a manter vivo o legado cultural dos autores clássicos.

Atualmente, o evento conta com três edições, sendo uma nacional (2016) e duas internacionais (2018-2022). São aceitos trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação, bem como de pesquisadores e professores, cujas pesquisas sejam relacionadas preferencial mas não exclusivamente à área de estudos clássicos. 

IV Encontro da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL) e a I Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas (SECLAM)

Na primeira Semana de Estudos Clássicos do Amazonas, que aconteceu em 2016, logramos positiva recepção e significativa participação. Ao todo, na época, foram 23 instituições representadas, que possibilitaram profícua troca de experiências e de conhecimentos durante os minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentação de trabalhos. 

Durante a I SECLAM, a UEA sediou também o VI Encontro dos Professores de Latim, em que foi fundada a Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL), marco histórico dos Estudos Clássicos no Brasil. 

Workshop "Conflict Resolution through Classical Literature" e a III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas

A III SECLAM, em sua edição de 2020, abrigou o Workshop “Conflict Resolution through Classical Literature”, coordenado por Martin Dinter (King’s College), cujo projeto mais amplo procurou estabelecer conexões com a pesquisa acadêmica em dois países latino-americanos: Brasil e Colômbia. Com foco em Literatura clássica e Estudos de Guerra, em vista da construção da paz.

Galeria