III SECLAM

III SEMANA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS DO AMAZONAS

No ano de 2022, recebemos pesquisadores e alunos de universidades do Brasil e do exterior para a III Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas – SECLAM, com o tema “Representações femininas na literatura clássica e contemporânea”, e para o III Workshop Conflict Resolution in Ancient and Modern Contexts, com o tema “Teaching conflict resolution from Antiquity to the present”, que se realizaram de 14 a 17 de junho, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Trata-se de um dos primeiros eventos presenciais da instituição no período pós-pandêmico, o que findou por se tornar um marco de uma nova etapa não apenas na vida da comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade, especialmente em tempos tão conturbados e difíceis para todos.

A III SECLAM, em sua edição de 2022, abrigou o Workshop “Conflict Resolution through Classical Literature”, coordenado prof. Dr. Martin Dinter (King´s College), cujo projeto mais amplo procurou estabelecer conexões entre pesquisas acadêmicas em dois países latino-americanos: Brasil e Colômbia, com foco em Literatura Clássica e Estudos de Guerra, em vista da construção da paz. O Workshop visou à realização de três eventos internacionais, sendo que dois aconteceram em 2019: um em Bogotá e outro em Londres. O terceiro foi sediado em Manaus, dentro da programação da III SECLAM, evento que tem como coordenador o prof. Dr. Carlos Renato R. de Jesus (UEA) que responde, aqui no Brasil, pelo Workshop, juntamente com o Prof. Dr. Martin Dinter. Ambos os eventos se caracterizam por sua abrangência e relevância.

A programação do evento contou com 8 painéis, 4 minicursos e 35 comunicações que privilegiaram a temática escolhida. Tudo foi planejado visando oferecer um simpósio com o objetivo de alcançar as expectativas de todos.

Registros do evento